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Usar ou não usar... eis a questão

Por Maria Helena Bellini

Faz muito tempo que os adoçantes são parte da dieta de milhões de pessoas, mas o seu uso ainda é estudado por pesquisadores ao redor do mundo. São substâncias químicas obtidas de matérias primas naturais ou artificiais desenvolvidas pela indústria de alimentos. O poder de adoçamento é maior do que o da sacarose (obtida pela extração da cana de açúcar). O objetivo dessas substâncias de substituir total ou parcialmente o açúcar nas preparações culinárias, com menos calorias. Segundo Vivian Frey, nutricionista do Projeto Eu, os adoçantes naturais, como Stévia, sorbitol, eritritol e xilitol são os mais indicados.

Alguns adoçantes são criticados por, eventualmente, virem a causar algum transtorno no corpo. Entretanto, se a recomendação de ingestão diária for seguida, os estudos não comprovam tais malefícios. Além disso, a segurança dos adoçantes também é testada durante o aquecimento, e é por isso que algumas marcas não possuem indicação para preparo quente.


Açúcares e saúde As prateleiras do supermercado e dos empórios estão lotadas de marcas e tipos de açúcares, porém você sabe quais são eles? A seguir, Vivan Frey explica cada uma das opções que encontramos à venda atualmente:

Refinado: é obtido a partir da cana de açúcar, sendo o mais tradicional. Em seu processo de refinamento são utilizados alguns aditivos químicos, como enxofre, para dar a coloração branca e, por isso quase todos os seus nutrientes são perdidos, o que faz dele uma opção ruim, já que é muito calórico, rico em aditivos químicos e pobre em nutrientes.

Cristal: mais difícil de ser dissolvido em água, passa por um processo de refinamento mais brando, porém perde a maioria de suas propriedades nutricionais.

Light: é resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas possui menos sabor, podendo levar à adição de quantidades mais elevadas do produto.

Mascavo: proveniente da cana de açúcar, não passa pelo processo químico de branqueamento, refinamento e adição de conservantes como o refinado. Os seus nutrientes, como vitaminas B1, B2, B3, C, cálcio, potássio, fósforo e magnésio são preservados.

Demerara: passa por um processo de produção semelhante ao do açúcar mascavo. A diferença é que o demerara é sutilmente refinado, mas não recebe nenhum aditivo químico. Suas propriedades nutricionais são conservadas, sendo também semelhantes às do mascavo.

Orgânico: assim como o açúcar mascavo, não passa pelo refinamento, tendo suas propriedades nutricionais conservadas. O que os diferencia é que a cana de açúcar usada na produção do açúcar orgânico é cultivada sem agrotóxicos. Todas as etapas do processo, desde o preparo do solo até a fabricação do produto são sustentáveis, incluindo sua embalagem.

Açúcar de coco: é produzido a partir do líquido das flores da palma do coco e não passa pelo processo de refinamento e adição de conservantes químicos. Possui alto valor nutricional, sendo fonte de ferro e potássio, além das vitaminas B1, B2 e B3 e do baixo índice glicêmico.

A nutricionista explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda baixa ingestão de açúcares ao longo de toda a vida. “Não importa a qualidade nem o grau de refinamento deles, mas sim limitar a quantidade, uma vez que inúmeras pesquisas científicas associam o consumo de açúcar ao maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes, a obesidade, além das cardiovasculares", relata.

O sobrepeso e a obesidade resultam da ingestão excessiva de energia com relação a que é gasta (principalmente nos exercícios físicos e nas tarefas do dia a dia). Os açúcares não são a única causa da obesidade, mas o consumo excessivo de qualquer nutriente gerador de energia, seja carboidrato (complexo ou açúcares refinados), gordura ou proteína, pode resultar em peso extra na balança.

A especialista recomenda que o melhor mesmo é fazer uma reeducação alimentar.

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