• MariBellini

"Quem conhece os outros é inteligente, quem conhece a si mesmo é sábio." (Lao Tzu)

Por Maria Helena Bellini

Você já ouviu falar do Taoísmo? Pois saiba que essa filosofia chinesa está mais próxima do que imagina. A acupuntura, o Feng Shui, a Medicina Tradicional Chinesa, a yoga taoísta e as artes marciais, como o Tai Chi Chuan e o Kung Fu possuem essa mesma fonte. O Taoísmo inspira-se na natureza e pede que observemos o funcionamento de tudo para que possamos aprender com sua sabedoria. Se o próprio ser humano é parte da natureza, deve, portanto, seguir as leis naturais.

Carlos Oliveira de Souza é empresário e há mais de 43 anos pratica Tai Chi Chuan. Há três semanas ministra aulas dessa filosofia, no Projeto Eu. Essa novidade inaugura a nova proposta de ser um espaço híbrido, com aulas e atendimentos presenciais e on-line que o Projeto Eu apresenta para Sorocaba.

Mil passos começam com o primeiro

O jovem Carlos, aos 17 anos, trabalhava em São Paulo e fazia cursinho à noite. Uma dor na coluna o deixava incapacitado para as duas tarefas e impedia os seus movimentos pelo menos uma vez por semana. Sua irmã fazia faculdade de Física na Universidade de São Paulo e a amiga dela, chinesa, falou a respeito de um amigo seu, massagista chinês, que acabara de chegar ao Brasil. Carlos iniciou um tratamento com Liu Pai Lin e nunca mais teve dor... até hoje. “Ele se tornou o meu mestre e de lá para cá aprendi acupuntura, massagem, Tchi Kung, Tai Chi Chuan, Pa Kua, Feng Shui, alimentação a partir dos estudos da Medicina Tradicional Chinesa, o idioma chinês, e fui várias vezes para a China”, conta.


Tai = homem

Chi = energia

Chuan = luta

O professor explica que a definição, segundo a escola que segue, seria: a luta do homem para se manter equilibrado. “Tai Chi Chuan é um estilo, uma filosofia de vida. Além de praticar os exercícios físicos, também é preciso estar atento à respiração, meditar todos os dias, ter uma alimentação equilibrada. Eu sei que introduzir um novo estilo de vida mexe com vários conteúdos internos, por isso, somente quando o praticante estiver inserido no processo, passará a vivenciar o Tai Chi Chuan 24 horas por dia. Meu mestre falava que estar no estado meditativo acontece quando conseguimos internalizar o Tai Chi Chuan e tudo o que vou fazer tem foco nesse princípio filosófico”, relembra.

Quem conhece os outros é sábio. Quem conhece a si mesmo é iluminado

Todo e qualquer desequilíbrio gera um processo que pode ser uma doença, uma dor ou engordar, por exemplo. E a partir do momento em que voltamos ao equilíbrio, retomamos o estado de saúde plena. “O Tao ensina que temos três formas de adoecer: fatores externos, internos e... nem um, nem outro. Filosofia bem chinesa, como costumo brincar”, explica. O professor elenca esses fatores: o frio, o calor, a umidade são perniciosos, pois acontecem fora de nós, porém podemos lidar com eles, colocando agasalhos para nos aquecer, procurando abrigo etc.. Nem um, nem outro são aqueles fatores que sobre os quais não temos domínio, como ser atropelado, mas podemos prevenir ficando mais atentos. Já os fatores emocionais são internos, e por isso, mais delicados. “Se estamos muito preocupados ou com muitos pensamentos circulando na cabeça, a tendência é que o desequilíbrio ocorra no estômago: ou comemos demais ou de menos, por exemplo. Transferimos o desequilíbrio para a comida e isso atrapalha demais”, ensina.

Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias

Portanto, o caminho do meio é a busca. “Minha proposta com as aulas de Tai Chi Chuan é ajudar no crescimento individual de cada um dentro dessa filosofia e servir de suporte ao trabalho multidisciplinar que já acontece no Projeto Eu, ajudando as pessoas a estarem de bem com elas mesmas e com as suas vidas. Quero que os exercícios propostos em aula nos leve a todos a um entendimento de nós mesmos. Que eu possa ensinar esse caminho do autoconhecimento, despertar a consciência para a sabedoria e, quem sabe, conseguir auxiliar nas mudanças de comportamento de cada cliente rumo ao seu Eu”, finaliza.

Contato

Sinta-se a vontade para falar com a gente!

(15) 4141-3950 | (15) 98188-6156 

atendimento@projetoeu.com.br

  • YouTube
  • Instagram

Faça-nos uma visita e conheça-nos pessoalmente!

Rua Lituânia, 1010, Jd. Guadalajara | Sorocaba, SP

 Seg-Qui: 08h às 20h | Sex: 08h às 17h | Sáb: 08h às 12h

Todos os direitos reservados  - Projeto EU  © 2020 por Infoqplan Performance Digital.