• Projeto Eu

Projeto Eu na Ação Outubro Rosa 2021



A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), organizou um grande evento, com várias atividades gratuitas, para destacar à população o Outubro Rosa, mês dedicado às ações de conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. O evento foi reliazado no domingo (17/10), das 9h às 12h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

Toda a programação, preparada em parceria com várias secretarias municipais, foi aberta à participação do público.

A programação incluiu atividades de ginástica e oficina de basquete feminino, organizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes); orientações sobre serviços públicos disponíveis às mulheres, com atividades de relaxamento, alongamento e a distribuição de brindes, tudo isso realizado pela Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher (Cerem); apresentação de dança flamenca, além de jogos de pebolim, xadrez e dama gigantes, promovidos pela Secretaria da Cultura (Secult).

Houve, ainda, aula de Zumba, com instrutores do Projeto EU, e oficina de pintura com tela compartilhada, oferecida pela “Pintura Solidária”. Além disso, serviços de saúde, tais como: aferição de pressão e glicemia; orientações sobre a saúde da mulher e cuidados para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, organizadas pela Secretaria da Saúde (SES); esclarecimentos sobre atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, prestados pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e será disponibilizado, também, o Sebrae Móvel, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

“É muito importante sempre renovar esse alerta sobre a necessidade do autoexame às mulheres e que elas tenham atenção constante com a saúde, para a prevenção e o combate ao câncer. Nossa intenção foi levar para o público, além de informação e conscientização sobre o assunto, um pouco de descontração e leveza”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato.