• MariBellini

O caminho para uma vida em equilíbrio

Por Maria Helena Bellini

A definição de obesidade, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), diz que esta é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal que provoca um estado inflamatório constante em todo o organismo. Suas causas passam longe da falta de força de vontade e surge por uma série de fatores, como o elevado nível de estresse no dia a dia, a diminuição das atividades físicas e o aumento de ingestão calórica. Por isso, o seu tratamento requer um acompanhamento com profissionais de diversas áreas de atuação.

Para a cardiologista do Projeto Eu, Dra. Amanda Fernandes de Barros Maiello, tanto o sobrepeso quanto a obesidade desencadeiam diversas doenças, entre elas: diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, esteatose hepática, apneia obstrutiva do sono, neoplasias malignas, hiperuricemia, gota, doença do refluxo gastresofágico, tromboembolismo venoso, osteoartrite, entre outras. Por isso, preparamos esta entrevista exclusiva com a especialista para elucidar todas as questões e trazer mais saúde e qualidade de vida para todos. Saiba mais!

ProjetoEu: Quais são os fatores mais importantes para se ter uma alimentação de qualidade?

Dra. Amanda: A alimentação saudável está relacionada com um planejamento. Planejar a semana, ir ao supermercado, à feira, fazer a própria comida, congelar porções para ter sempre opções saudáveis mesmo nos dias em que não dá tempo de cozinhar.

ProjetoEu: E as atividades físicas, quais são os benefícios cardiovasculares de se manter uma rotina de exercícios?

Dra. Amanda: A prática regular de atividades físicas diminui a incidência de doenças cardiovasculares, assim como a mortalidade. Reduz a pressão arterial (em indivíduos normotensos, pré-hipertensos e hipertensos). Ajuda a alcançar o peso ideal e a prevenir a recuperação do peso perdido, especialmente quando combinado a uma dieta hipocalórica. Diminui a incidência de diabetes mellitus tipo 2, e diminui o risco de se desenvolver um perfil lipídico adverso. Melhora também a qualidade do sono e ajuda a controlar o estresse.

ProjetoEu: É possível emagrecer sem lançar mão de medicamentos para o controle do apetite? Por quê?

Dra. Amanda: O emagrecimento é conseguido a partir de um balanço energético negativo. Isso pode ser feito por meio de um menor consumo de calorias na alimentação e um maior gasto energético pelo aumento da atividade física. O tratamento não medicamentoso da obesidade inclui mudança no estilo de vida, que envolve alimentação saudável, controle do estresse e atividade física. A motivação é fundamental para o início e a manutenção dessa mudança.

ProjetoEu: É importante fracionar as refeições? Por quê?

Dra. Amanda: O fundamental é reduzir a ingesta de calorias. Fracionar a dieta a cada três horas não mostrou melhores resultados do que os obtidos por meio de refeições menos frequentes, portanto não é necessário.

ProjetoEu: Como evitar o efeito sanfona?

Dra. Amanda: A obesidade é uma doença crônica, portanto demanda um tratamento crônico. A manutenção do peso perdido é tão difícil quanto a perda de peso. Ocorrem múltiplas adaptações metabólicas à perda de peso, com redução do gasto energético e tendência ao reganho de peso. Portanto as medidas adotadas devem ser mantidas, e a vigilância sobre o peso deve ser intensiva.

ProjetoEu: Você acredita que participar de um programa de emagrecimento, pautado em reeducação alimentar, atividade física, avaliações médicas periódicas e apoio psicológico é a maneira mais adequada de se chegar ao peso ideal e de reencontrar a si mesmo?

Dra. Amanda: Participar de um projeto que envolve apoio multidisciplinar é uma maneira eficaz de estimular a pessoa que está acima do peso a adotar um estilo de vida saudável, além de fornecer ferramentas adequadas para que ela consiga manter a vigilância sobre o reganho de peso.

Contato

Sinta-se a vontade para falar com a gente!

(15) 4141-3950 | (15) 98188-6156 

atendimento@projetoeu.com.br

  • YouTube
  • Instagram

Faça-nos uma visita e conheça-nos pessoalmente!

Rua Lituânia, 1010, Jd. Guadalajara | Sorocaba, SP

 Seg-Qui: 08h às 20h | Sex: 08h às 17h | Sáb: 08h às 12h

Todos os direitos reservados  - Projeto EU  © 2020 por Infoqplan Performance Digital.