• Michele Nicoloso

Longevidade

Zonas Azuis, meditação, alimentação natural, ter um propósito para viver...

Afinal, quais são os segredos para chegar aos 100 anos bem lépido e fagueiro?


Por Maria Helena Bellini



Cinco regiões ao redor do mundo foram denominadas Zona Azuis: Sardenha (Itália), Okinawa (Japão), Loma Linda (Califórnia), Península de Nicoya (Costa Rita) e Icária (Grécia), por cientistas que estudaram suas características coincidentes e descobriram que nove delas são extremamente favoráveis para quem quer ter uma excelente qualidade de vida e viver longos anos.

Por isso, essas nove características foram denominadas de O Poder 9.

Conheça todas elas:


1. Movimentos naturais, como trabalhar em torno da casa, no jardim, andar a pé ou de bicicleta.

2. Encontrar formas de liberar o estresse, seja rezando, meditando ou reunindo-se com amigos.

3. Comer menos. As pessoas que vivem nessas regiões param de comer quando estão 80% satisfeitos.

4. Comer pouca carne (muitos são vegetarianos).

5. Beber (bebidas alcoólicas) com moderação.

6. Praticar sua fé.

7. Amor. Colocam as famílias e os amigos em primeiro lugar, incluindo comprometer-se com um parceiro e manter pais e avós sempre por perto.

8. Construir uma rede social que apoie comportamentos saudáveis.

9. Propósito: possuem uma razão para acordar todas as manhãs.


Para chegar a esse resultado, em 2004, o escritor Dan Buettner uniu-se com uma equipe da National Geographic para identificar lugares ao redor do mundo nos quais as pessoas viviam mais e melhor. O estudo também reuniu cientistas para identificar o que levava uma pessoa a chegar bem, saudável e feliz aos 100 anos ou mais.


Envelhecer é uma arte

Viver até os 100 anos com saúde física, emocional e cognitiva, com autonomia depende muito das escolhas realizadas em nossa vida. Em torno de 70-75% da nossa saúde após os 60 anos dependem da maneira como olhamos o mundo, ou seja, das escolhas saudáveis que realizamos. Quando mais cedo escolhermos viver com saúde, melhor. A boa notícia é que sempre é tempo de começar.

Ter hábitos saudáveis de alimentação, atividades física e intelectual, abandonar vícios, tomar sol com moderação, beber água, fazer uma ótima higiene oral, visitar um médico e um dentista regularmente são excelentes maneiras de envelhecer. E muito mais importante do que tudo isso é cultivar bons relacionamentos, sustentar o otimista que vive em você, a alegria, a capacidade de perdoar e de amar ao próximo e a si mesmo. Enfim, o ponto-chave está justamente em buscar um profundo significado para a vida.

O que os nonagenários (mais de 90 anos) e os centenários (mais de 100 anos) ensinam é que os aspectos que vão além da saúde física são essenciais, como ter uma vida espiritual ativa e harmoniosa, diminuir as cobranças sobre si mesmo, aprender técnicas de meditação e permitir-se ter momentos de prazer no seu dia a dia. E ainda... conseguir desenvolver a capacidade de aceitação das limitações que a vida traz, ser capaz de lidar de maneira serena com as perdas, e o mais importante: ter a capacidade de reinventar-se, engajando-se em novos projetos.


Razões para viver

Uma palavra japonesa muito bonita define bem qual é o seu propósito na vida: IKIGAI, ou seja, algo pelo qual se levantar da cama todos os dias. Ter uma razão para viver é o que nos impulsiona e encoraja. O que fortalece a nossa vontade... ter uma razão para viver. A ausência de um propósito nos faz adoecer, nos traz um vazio com o qual não sabemos lidar, que por consequência deprime e entristece o nosso espírito.

Por isso é fundamental praticar diariamente técnicas meditativas, pois nos trazem para o presente, e nos fazem sair do piloto automático. O Mindfulness está entre as mais populares. A meditação transforma suas relações interpessoais e o seu jeito de ver o mundo. Escolha uma que mais tenha a ver com o seu jeito e crie o hábito de praticá-la diariamente. Afinal, a ansiedade nada mais é do que excesso de futuro, um “pré-ocupar-se” com algo que ainda está por vir. Se o nosso foco está no hoje, no presente... para que a preocupação?

Estar presente no presente e seguir o seu propósito são tudo o que precisamos para viver mais e melhor... com saúde e alegria. E você? já encontrou o seu IKIGAI?


Contato

Sinta-se a vontade para falar com a gente!

(15) 4141-3950 | (15) 98188-6156 

atendimento@projetoeu.com.br

  • YouTube
  • Instagram

Faça-nos uma visita e conheça-nos pessoalmente!

Rua Lituânia, 1010, Jd. Guadalajara | Sorocaba, SP

 Seg-Qui: 08h às 20h | Sex: 08h às 17h | Sáb: 08h às 12h

Todos os direitos reservados  - Projeto EU  © 2020 por Infoqplan Performance Digital.