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Cuidados essenciais para uma vida saudável

Por Maria Helena Bellini

O outono chegou e, apesar das altas temperaturas em nossa região, logo o frio chegará por aqui. Essa época do ano inspira a estarmos preparados para receber o inverno e a ter esperança de que dias mais fáceis estão por vir.

Pensando nisso, Vivian Rodrigues, nutricionista do Projeto Eu selecionou dicas incríveis que podem ser feitas em casa, aproveitando o período de reclusão, para termos mais qualidade de vida e bem-estar. Afinal, o sistema imunológico depende de muitos nutrientes e compostos bioativos para manter-se saudável e competente.

Veja a seguir, as boas práticas que a nutricionista listou para manter sua saúde em alta durante essa quarentena:

  1. Consuma de 4 a 5 porções de vegetais/dia, sempre variando as cores, mas com destaque para os verdes escuros.

  2. Consuma pelo menos 3 frutas ao dia, especialmente as ricas em vitamina C, como: limão, laranja, acerola, tangerina, kiwi, goiaba etc..

  3. Consuma alimentos que são importantes para a sua saúde intestinal, como: frutas e vegetais, aveia, grãos, sementes, banana verde, além dos alimentos fermentados, como: iogurte, kefir e kombucha.

  4. Evite o consumo de alimentos ultra processados, ricos em gorduras trans, a saber: açúcar, farinhas refinadas e aditivos químicos. Prefira alimentos mais naturais e dê preferência aos orgânicos.

  5. Inclua 2 castanhas do Pará ao dia, pois ela é rica em selênio que é um mineral fundamental para a saúde do nosso sistema imunológico.

  6. Consuma de 2 a 3 colheres (sopa) de mix de sementes/dia, pois são ricas em zinco, cobre, magnésio. Misture sementes de girassol, abóbora e gergelim em proporções iguais.

  7. Inclua ervas e raízes como temperos ou em forma de chás: sálvia, tomilho, alho, canela, gengibre, noz moscada, aniz estrelado, cúrcuma, hortelã e mate.

  8. Capriche na ingestão de água.

  9. Faça a mastigação adequada dos alimentos, pois melhora a digestão e a absorção dos nutrientes.

  10. Tome sol para incrementar a captação da vitamina D nos ossos.

  11. Faça atividade física com regularidade.

Inspira e respira

Estamos passando por dias difíceis e é natural que o corpo acumule estresse, pois existe uma ameaça invisível que paira no ar, além de um emaranhado de sentimentos e emoções que são evidenciados em situações de isolamento social.

O professor de meditação (Mindfulness) do Projeto Eu, Thomas Brouwer, que também é Mind Coach e hipnoterapeuta, explica que quando nos sentimos cronicamente estressados podemos ter uma série de problemas de saúde, como o enfraquecimento de nosso sistema imunológico e a redução na capacidade natural de regeneração do corpo.

“A meditação não possui poderes mágicos de cura, mas pode nos auxiliar a recuperar o equilíbrio mental e físico e o bom funcionamento do organismo”, destaca e complementa, “uma prática simples, chamada de concentração ou atenção focada, envolve o direcionamento da atenção para um único objeto, chamado de âncora de atenção, como a respiração”.

Aquiete-se e vamos meditar!

Repouse gentilmente a atenção sobre o objeto de atenção. Movimentos de distração e dispersão são esperados. Torne-se consciente desses movimentos da mente e, assim que perceber, reoriente a atenção sobre o objeto de atenção. Faça isso quantas vezes for necessário, sem nenhum tipo de auto repreensão, elogio ou comentários mentais.

Comece com pelo menos 5 minutos uma vez por dia e aumente o tempo e a frequência quando se sentir à vontade. Boas práticas!

Sobre o Projeto Eu

O Projeto Eu é uma clínica de emagrecimento, saúde, bem-estar e qualidade de vida que tem como objetivo principal acolher a pessoa que está em busca de algo novo, e segue de mãos dadas com quem quer trilhar o caminho da saúde, do resgate da autoestima e da mudança no seu estilo de vida, e que não quer apenas emagrecer. Conta com uma equipe de profissionais extremamente qualificados para lidar com a saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física que trabalham juntos para que a pessoa que se engaja no Projeto consiga se apropriar inteiramente do seu Eu saudável e feliz.

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